A primavera começou, mas os pernambucanos não perceberam. Em Recife o 7 de setembro é conhecido como a abertura oficial do verão. Isso é para poucos. Como um amigo gosta de dizer, é para aqueles que vivem entre os cactos e os ossos de Lampião.
Em outros lugares o negócio é diferente. Em São Paulo, por exemplo, num único dia você pode vivenciar as quatro estações do ano. Alguns diriam que é um tempo instável demais, mas há eventos que só acontecem na primavera.
Um desses foi a visita do velho sabiá à moradia do ancião. Trata-se de uma amizade antiga, mas que estava adormecida. Pois bem, neste setembro o velho sabiá resolveu rever o velho amigo e cantou solenemente às 04:44h em frente à sua janela. O despertar não se deu sem emoção. Fazia tempo que não se viam.
Tal como o sabiá, sinto saudade dos encontros com o velho. Visito-o, mas não com a frequência desejada. Quando esses encontros acontecem, conversamos sobre o mundo, sobre política, sobre o passado e o futuro. Bebemos vinho. Falamos sobre sabiás, mas somos incapazes de cantar como eles. E vivemos o presente.
S.T.Azevedo
Comments