Iniciemos com uma definição. O preconceito é uma opinião ou sentimento desfavorável formado antes de se ter os conhecimentos necessários; é uma atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização sobre indivíduos ou grupos.
É possível existir um ser humano sem preconceitos?
Penso que devemos considerar a possibilidade de um ser humano sem preconceitos, mas não só considerar a possibilidade, e sim procurar meios que isso possa acontecer.
É impossível termos todos os conhecimentos necessários sobre tudo.
Isso não quer dizer que não seja possível preparar e alertar o indivíduo para que ele possa refletir sobre os estímulos e influências que recebe. Tendo consciência que pode estar sendo preconceituoso por agir com base em informações incompletas ou distorcidas, esse indivíduo pode ser cuidadoso consigo mesmo e passar a rever seus valores e crenças, pode reconsiderar a forma como está percebendo a sociedade em que vive e as influências à que está sendo submetido.
Luz
Precisamos de luz para percebermos os preconceitos que estão enraizados e escondidos em algum canto de nossas existências. Temos meios para isso. Informação de qualidade, educação livre e sem dogmas, orientação psicológica exercida com ética, respeito às diferenças. Conceitos aparentemente simples, difíceis de colocar em prática. Mas possíveis (e necessários).
S.T.Azevedo
Foto de Luis Dalvan no Pexels
Comentários