top of page
S.T.Azevedo

O pequeno Calvin está de quarentena


Apesar de todas as dificuldades da vida, o pequeno Calvin iniciou o ano numa escola da prefeitura. Se os assuntos trazidos pela professora lhe pareciam estranhos, o momento da merenda escolar era de grande alegria.

Mas chegou a quarentena e o pequeno Calvin voltou para casa, ou melhor, para a precária moradia que sua mãe arrumou para abrigar a família.

Os especialistas da ciência indicam que devemos ficar isolados. Assim suportaremos melhor a pressão no sistema de saúde.

Mas o pequeno Calvin não deve ficar com fome.

De acordo com a prefeitura de Recife, apesar da suspensão das aulas, a merenda escolar para os alunos será disponibilizada por meio de kits de alimentação, disponibilizados nas unidades escolares, uma vez por semana. Os pais e responsáveis poderão retirar os mantimentos nas unidades que os estudantes frequentam. Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/03/15/prefeitura-do-recife-suspende-aulas-e-antecipa-ferias-de-escolas-municipais-por-causa-do-novo-coronavirus.ghtml

Recife dá a partida

"A Prefeitura do Recife iniciou distribuição de kits de merenda para os alunos da rede municipal na manhã desta quarta-feira (18). Serão distribuídas 270 toneladas de alimentos, em 215 unidades de ensino. A medida visa atingir mais de 90 mil estudantes da Rede, que entram em recesso escolar já a partir de hoje. A capital pernambucana é a primeira das unidades da federação a adotar este tipo de ação." Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/03/distribuicao-de-kits-de-merenda-comeca-hoje-nas-escolas-do-recife.html

Temos pressa

A pandemia de 2020 colocou a civilização em xeque. O mundo não voltará a ser o que era antes e não sabemos qual será nosso destino, mas vislumbra-se um movimento que parte do pressuposto de que a vida, das pessoas e do planeta, é o ponto de partida para a elaboração de políticas e planos de ação. Vamos precisar voltar aos estudos e rever nossos conhecimentos. Os economistas, por exemplo, estão perplexos com uma situação que não foi prevista em seus piores cenários. Estão precisando rever conceitos e se adaptar ao mundo novo.


A floricultura próxima a minha casa não resistiu à falta de movimento e fechou. O ponto está para alugar. Sempre me pareceu um empreendimento tocado com dedicação pelo próprio dono, no máximo com um funcionário. Acredito que ele tenha uma aposentadoria que o ajudará nesse momento difícil.

Esse dono de floricultura representa muitas pessoas que não são como o pequeno Calvin e não receberão um kit de alimentos para a semana. Elas precisam manter um vida digna para que a sociedade não se esfacele. E aqui a iniciativa privada pode ajudar com seu voluntariado, mas caberá ao Estado a condução e adoção de políticas que possibilitem a superação dos problemas de todos.

Transparência, democracia, colaboração, superação de diferenças, coletividade e solidariedade serão cruciais neste momento. Ou então viveremos tempos muito sombrios.

S.T.Azevedo

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sinal fechado

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page