Elas vão chegando aos poucos. Vêm ao final da tarde margeando o rio Capibaribe, na capital pernambucana. Por incrível que pareça, não é um fenômeno recente no nosso sofrido e belo Recife.
As capivaras estão entre os poucos animais que conseguem viver próximos aos humanos. Elas aceitam o barulho, suportam a poluição e parecem sobreviver à nossa violência. Não fazem grandes exigências.
Demonstram tranquilidade e, ao fazerem isso, passam tranquilidade a quem percebe sua presença.
Deveríamos dar nome a elas? Talvez seja melhor não. Basta curtir a perplexidade deste convívio inacreditável.
S.T.Azevedo
Créditos
Reportagem: Conheça a história por trás da foto da família de capivaras no Recife que você deve ter recebido pelo WhatsApp. https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2020/04/5607629-conheca-a-historia-por-tras-da-foto-da-familia-de-capivaras-no-recife-que-voce-deve-ter-recebido-pelo-whatsapp.html
Foto: FÁBIO LOPES/CORTESIA
Capivaras pelo Brasil
Através do contato com os amigos vou recebendo informações sobre as capivaras no Brasil. De Curitiba chega a informação que elas são consideradas um dos símbolos da cidade e convivem pacificamente com os cidadãos. Capivaras em Curitiba
Já no Matogrosso elas fazem parte da dieta dos ribeirinhos...
Jader, essa foi uma associação que não me ocorreu. As capivaras representadas no nome do rio. Obrigado pelo comentário!
Sobre o nosso Rio Capibaribe
Capibaribe é um termo proveniente do tupi antigo e significa "no rio das capivaras", pela composição dos termos kapibara, "capivara", 'y, "rio, e pe, "em".
Fonte - https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Capibaribe#Etimologia