A China faz pesquisas avançadas na área de saúde. Com a maior população de fumantes do mundo e sob uma atmosfera poluída, sofrem com o câncer de pulmão. Em seus laboratórios vão surgindo robôs capazes de realizar cirurgias com um mínimo de intervenção. Falam de um micro robô aranha que pode ser inserido no paciente no formato de uma minúscula esfera. Uma vez lá dentro, se altera para o formato de aranha e realiza a cirurgia por controle remoto. Depois retorna ao formato de esfera e é facilmente removido. No dia seguinte o paciente está em casa. Incrível! Nesta área são os norte-americanos que cruzam o mundo para aprender e trabalhar com os chineses.
Há outras soluções admiráveis. Os drones estão presentes em nossas vidas. Até no Brasil a gente consegue ver alguns passando sobre nossas cabeças.
Ontem eu vi uma solução bastante engenhosa para resolver outros males do mundo. Um exército de minúsculos drones com poder de reação muito superior ao humano. Dotados de inteligência para identificar indivíduos, rápidos o suficiente para se desviarem de qualquer ameaça e munidos com armamento de precisão cirúrgica, são capazes de eliminar alvos indesejáveis sem efeitos colaterais. Fantástico! Muito melhor que a solução proposta por Dan Brown na sua ficção “Inferno”, onde um cientista louco desenvolve um vírus capaz de reduzir a fertilidade humana em 1/3, resolvendo o problema da superpopulação. A solução de Dan Brown é incompleta e tem seus inconvenientes, pois pode se voltar contra nós mesmos. Ainda bem que a realidade não imita a ficção.
Quem tem estômago para assistir televisão vê um desfile de líderes incapazes de mostrar qualquer sinal de empatia. Já os jornalistas e analistas, geralmente de terno e gravata, tentam racionalizar os acontecimentos. Mas vamos poupar, por hora, os mensageiros.
Meu sogro está passando uns dias em casa, e ele gosta de ver o noticiário. Meu filho, que não está acostumado com essa programação, passou a fazer companhia ao avô. Ontem, quando cheguei em casa, ele veio logo conversar comigo.
- Pai, derrubaram um avião com um foguete. Por que fizeram isso?
- Não sei. Deve ter sido um acidente, meu filho, um acidente.
Aldous Huxley seria incapaz de imaginar nosso admirável mundo novo.
S.T.Azevedo
Comments