O que é um lápis?
Para uma criança que não completou 2 anos de idade, é um objeto incompreensível.
A partir dos 2 anos, por observação e orientação, vai aprendendo a manuseá-lo.
Apoiada pelo lápis, observando pessoas que são suas referências e sendo orientada por seus professores, essa criança se desenvolve e se transforma num adulto.
A existência
Este ser humano vai construindo a sua existência. Socializando-se, atua no contexto da sociedade em que está inserido, sendo por ela influenciado. Ele trabalha. Ele produz os bens necessários à satisfação de suas necessidades, modificando as relações sociais e gerando novas necessidades que precisam ser satisfeitas. Essa transformação constante se estabelece sobre uma contradição: O desenvolvimento das necessidades humanas e as formas de satisfazê-las.
Voltando ao lápis.
A descoberta da utilidade do lápis representa um fenômeno que permite o transporte da criança para o atual patamar da história e possibilita sua capacidade de compreendê-la e transformá-la. Ela se adequa ao seu momento histórico.
O ser humano racional, inserido no presente momento histórico (2020), compreende que a natureza não é capaz de suportar o ciclo incessante de novas necessidades, sem que ocorram contrapartidas. Alguns, entretanto, parecem não compreender o momento histórico em que vivem. Estão com paradigmas superados? Não enxergam esse descompasso e, ao combinarem seus poderes com uma visão de mundo desenquadrada da realidade, impõem sua visão de mundo e põem em risco a vida na Terra?
S.T.Azevedo Referência bibliográfica: Psicologias, uma introdução - Bock, Ana; Furtado, Odair; Teixeira, Maria.
Foto de javier gonzalez no Pexels
Comments