top of page
S.T.Azevedo

Um pouco de blues

- Você viu que, durante a pandemia, o Paul McCartney lançou um álbum solo? Ele canta e toca todos os instrumentos.

- Qual é a idade dele?

- 78, eu acho. O cara está em forma. E a melhor música do álbum é um blues.

- Blues? Paul McCartney tocando blues?

- Caras como ele tocam de tudo. O nome da música é "Women and Wives". O estilo vocal dele está mais grave, como um barítono.

- Blues, barítono, não sei não.

- Ele contou que se inspirou no lendário cantor de blues chamado Huddie ‘Lead Belly’ Ledbetter. Ao ler um livro sobre esse bluesman surgiu a vontade de fazer uma música com essa pegada. Certo dia, ao piano, ele preparou a introdução da melodia. Depois foi preparando a letra, que começou mais ou menos assim: "Ouçam-me mulheres e esposas, ouçam-me maridos e amantes". E então, ficou sem saber como continuar.

- E você disse que a letra é boa?


- Ainda não disse não, mas digo agora. É boa.


- Ficou esquisito.


- É que a letra original é em inglês! O que eu fiz foi uma tradução rudimentar. A sonoridade original é outra. Mas, como eu ia dizendo, de repente a história se materializou:


O que nós fazemos com as nossas vidas parece importar para os outros


Daí por diante saiu a letra com um punhado de sabedoria. Por exemplo: "Alguns poderão seguir o caminho que você construiu". Ele comentou que, se você é pai ou avô, pode pensar coisas desse tipo. E por aí vai: "muitas escolhas para fazer", "muitas correntes para desenrolar", "cada passo que nós damos torna a viagem mais difícil", "o riso se transformando em tristeza não me desanima", "perseguindo o amanhã".

- Se você está dizendo...


- Estou dizendo e repito. É boa.


- Pode ser. Daqui a pouco a gente ouve. Mas você, que parece gostar tanto de música e vive falando disso, por que não toca nenhum instrumento?

- Eu cheguei a estudar violão e piano quando era criança, talvez até os 10 anos. Depois veio a timidez e eu abandonei a vida artística. Passei a tocar campainha da casa dos outros, mas hoje, com a pandemia, nem isso eu faço. Mas não vamos mudar de assunto. É hora de ouvir a música.



S.T.Azevedo


Créditos:



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sinal fechado

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page