top of page
S.T.Azevedo

Paradoxos



As fotos dessa colagem são de uma região quente e seca do nordeste brasileiro, mas contemplada com a irrigação. O resultado é exuberante, como podemos ver.


Acontece que a irrigação dessa região, como ocorre em vários outros países, é realizada com uso de água não tratada, retirada diretamente do rio - que recebe esgoto doméstico e resíduos químicos de empresas - numa região que sofre com a escassez de água.


O resultado impressiona. O verde dos gramados, a exuberância das árvores e de suas sombras, a pujança da horta, o contraste com as propriedades vizinhas nos fazem parar para pensar.



Sem a irrigação o que vemos é aridez.


A agenda 2030

O objetivo 6 da Agenda 2030 é referente a Água Potável e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Segundo a ONU, a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial. Para atingir o objetivo considera-se necessário proteger os ecossistemas relacionados à água, como rios e florestas.


O uso da água poluída na irrigação (enquanto não chegamos em 2030)


Os recursos hídricos tem diminuído no mundo. A irrigação com água poluída é uma opção polêmica e tem merecido muitos estudos, pois oferece riscos à saúde e ao meio ambiente, mas há cientistas que consideram que se trata de uma solução administrável.

É possível que sim. Entretanto, essa administração deve ser acompanhada de muito acesso à informação. Mais do que divulgar o que é feito e quais são os cuidados necessários para evitar contaminação, é necessário transparência, boa comunicação, mas principalmente educação.


S.T.Azevedo


Material consultado

1. Annemarie König. Uso de esgoto tratado como fonte de água não convencional para irrigação de forrageiras.

2. Embrapa. Aspectos sanitários da água para fins de irrigação. Maio 1998.

4. Agenda 2030, de setembro de 2015 - ONU - 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Fotos do arquivo pessoal

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sinal fechado

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page