top of page
S.T.Azevedo

Famílias


Arrisco-me a dizer que, no senso comum, uma família é composta por pai, mãe, filhos e filhas. É a primeira imagem que nos vem à cabeça. Faça uma busca no Google por imagens de família. As que têm esse conjunto aparecem logo na frente.


Parece-me que esse é o conceito que as pessoas têm em mente quando defendem, em alto e bom som, a família.


Acontece que o conceito de família é bem mais amplo. Se partirmos para identificar os fundamentos que definem uma família, encontraremos a identificação de crenças e valores semelhantes, interesses e necessidades compartilhadas, afeto entre seus membros, objetivos comuns, suporte dos mais velhos para o desenvolvimento dos mais jovens, cuidado e proteção mútua diante do mundo que a cerca.


Com base nos fundamentos citados – sem querer dizer que eles são os únicos que sustentam o grupo familiar – vejamos outras composições de uma família.


A mulher como pilar de sustentação


Uma composição bastante comum é aquela que tem a mulher no comando do grupo familiar que não conta mais com o homem. Essa mulher cuida para que os fundamentos da família sejam preservados. Ela cuida dos mais jovens e oferece suporte emocional e financeiro para que eles se desenvolvam.


Muhammad Yunus *


A mulher como base do núcleo familiar está na base do projeto de microcrédito do Grameen Bank, idealizado pelo economista Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006), em Bangladesh, e que se difundiu por várias partes do mundo. O microcrédito é concedido à mulher que dá suporte ao grupo familiar, pois é ela quem demonstra mais senso de responsabilidade e tem mais condições de promover o desenvolvimento do grupo familiar como um todo.


Diversidade de gênero


Não posso encerrar esta crônica sem trazer também o crescimento dos núcleos familiares constituídos com base na união de pessoas do mesmo sexo, e que formam grupos com os mesmos fundamentos já mencionados. Nossas leis estão sendo atualizadas para contemplar formações familiares que também se constroem sob os mesmos alicerces acima já descritos.


Assim como num passado não tão distante as mulheres que se separavam dos maridos eram discriminadas na sociedade brasileira, de característica patriarcal e conservadora, os grupos familiares formados com diversidade de gênero sofrem preconceitos, discriminações e violências.


Mas se os alicerces forem sólidos, nossas famílias, em suas formações mais variadas, vencerão muitos desafios.


Com muita luta – e um pouco de sorte – a sociedade se beneficiará da diversidade dos grupos que a formam e avançará para se tornar mais justa e acolhedora.


S.T.Azevedo


Créditos:

Foto inicial de Pixabay no Pexels

Foto de Muhammad Yunus: Getty Images/Junko Kimura


* Muhammad Yunus, é um economista e banqueiro bengali. Em 2006 foi laureado com o Nobel da Paz. É autor do livro "Banker to the poor".

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page