top of page
S.T.Azevedo

Costumávamos saber




Eu já tive 15 anos. Desde então, venho acumulando experiências, venho influenciando e sendo influenciado. Hoje minha filha e o meu filho chegam aos 15 anos de idade.

O mundo está diferente. Penso que seus caminhos serão necessariamente diferentes do meu.

Suas expectativas são grandes, e isso é bom. Tê-las significa capacidade de geração de energia para alcançá-las.


Existem diversas fontes de energia capazes de nos mover. Uma importante é o ressentimento*, capaz de levar a humanidade às guerras. Não precisamos chegar a tanto, nem é o caminho que desejo para ninguém. Mas é necessário cuidar da vida para que outras fontes de energia estejam disponíveis. Esse cuidado pode mudar o nosso mundo.


Feliz aniversário! Que vocês encontrem motivação para aproximarem-se de suas expectativas em relação à vida.


* A menção ao ressentimento vem de uma fala de Pilar del Rio, contida no livro "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes. Segue um trecho da entrevista.


“Acha que o amor e o ódio podem ter quartos próximos?”

 

“Não, eu não acho que o amor e o ódio estejam próximos. Acho que o que move o mundo não é o amor nem o ódio, é o ressentimento, sim, é que está próximo de tudo. Estou convencida, absolutamente convencida, de que a maioria das chamadas empreitadas pátrias se fazem por ressentimento, mais que por amor e mais que por ódio. “Você vai ficar sabendo quanto eu valho...”, essas coisas. “Vou conquistar isso...”. As grandes guerras, as grandes conquistas, as grandes derrotas, as grandes traições são sempre por ressentimentos.”


Para concluir, compartilho um rock de 1969, de autoria de Ian Anderson. Ele fala de um tempo em que sabíamos de tudo.


Referências:


S. T. Azevedo



116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sinal fechado

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng
bottom of page